PACIÊNCIA
"A cidade está despejada de carros. Às nove e às 11 da manhã, às três e às cinco da tarde, a rua Fialho de Almeida está praticamente deserta. Teimosamente, os semáforos obrigam as pessoas a parar. Pacientemente. Desesperadamente. Para que serve uma rede de semáforos tão eficaz e ponderada numa cidade sem pessoas? Para causar cólera? Para revelar inflexibilidade? Para obrigar a réstia de gente que resiste a perder a paciência? Ou é apenas porque Beja também tem direito à sua silly season institucional."
A J Brito in Correio Alentejo
Comments
Darthlion,
Longe de mim a ideia de colocar portagens em Beja. É que, comparado com outras cidades, o trânsito em Beja é um "paraíso".
Também conheço essa situação do semáforo das Cavadas e concordo consigo.
Também sei que existem sistemas de gestão automática de tráfego como o sistema "Gertrudes", mas sinceramente penso que em Beja não se justifica. Coloquem-se as bandas sonoras que forem necessárias mas por amor de deus não suprimam os semáforos!
Posted by: atento | agosto 14, 2007 04:10 PM
--> Atento
Se leu bem, em parte alguma escrevi que não se devia dar prioridade aos peões.
Pelo contrário indiquei algumas passadeiras em falta e outras mal posicionadas, que dificultam o tráfego, e põem em perigo os próprios peões, tal como a passadeira junto ao Pingo Doce.
Sugeri que fosse colocada uma nova passadeira, e alterada a posição de pelo menos duas passadeiras, nunca disse que estas deveriam desaparecer.
Quanto á sinalização que não é respeitada. O que acha correcto? Deixar como está, e culpar a falta de civismo? Ou modificar a forma de controlo de tráfego, de forma a garantir um cumprimento mais efectivo.
Quando alguém, entrar na Fialho de Almeida com um sinal verde, e levar com um louco destravado. Vamos dizer que é falta de civismo que isso o recuperará das mazelas, ou até mesmo ressuscitará?
Um radar automático é caro, mas pode salvar vidas, ou umas lombas que são mais baratas e também podem ajudar.
Na entrada do Penedo Gordo está um semáforo de controlo de velocidade, tudo bem.
Na estrada que vem das Cavadas/Boavista e converge para essa estrada também tem um semáforo, como é lógico.
Esse segundo sinal só fica verde quando o primeiro muda para vermelho. Ou seja , quando alguém passa a mais de 50km/h e faz disparar o primeiro sinal.
Por essa razão fiquei 10 minutos (desde que comecei a contar) á espera que o vermelho das cavadas mudasse para verde. A espera só terminou quando alguém fez disparar o primeiro sinal.
Muito civismo tive eu em aguentar tanto tempo, tanto civismo que lhe chamo outra coisa.
Não sei se este problema foi já resolvido, mas deixo isto como exemplo de sinalização estúpida, que provoca o desrespeito pelos automobilistas.
O exemplo que dei no meu anterior post, curiosamente veio da Inglaterra, tal como o seu.
No meu exemplo falei da atitude das autoridades inglesas, que acham mais importante a verdadeira eficácia da sinalização do que a sua simples colocação.
Provavelmente consideraram mais efectivo colocar um amarelo entre o vermelho e o verde. Se isso melhorou, só posso concordar.
Em Portugal, essa mesma medida teria mais provavelmente o efeito contrário.
Seria visto o amarelo como uma pré autorização para acelerar, mais do que um aviso de cuidado para com os peões.
Mas é uma questão de experimentar.
No Porto, os carros avançam quando, o sinal dos peões começa a piscar ou muda para vermelho, mesmo que o sinal dos carros ainda esteja vermelho.
Ora aí está um bom local para experimentar essa medida.
Quanto á referencia que faz ás portagens em Londres, com certeza não que comparar, o tráfego de uma grande metrópole como Beja, com o tráfego de uma Vila grande como Londres (não é engano, é ironia).
Mas por outro lado, o Município precisa de fundos.
Posted by: DarthLion | agosto 13, 2007 10:48 AM
Darthlion,
Como deve saber no Reino Unido é dada a máxima prioridade aos peões. Por isso, nos semáforos a seguir ao vermelho acende o amarelo e só depois é que aparece o verde. Como também sabe em Londres o Mayor Livingstone colocou portagens à entrada da cidade para desincentivar o uso do automóvel.
Portanto não concordo com essa ideia de que, se os condutores não cumprem, retiram-se os sinais. Seguindo essa regra, por exemplo, aumentava-se a velocidade nas autoestradas durante a noite só porque há pouco tráfego. Nós só seremos mais desenvolvidos se, em primeiro lugar, houver mais civismo e a condução automóvel é uma das áreas em que esse civismo se torna mais necessário (aliás o nível da sinistralidade em Portugal bem o demonstra). Nas cidades desenvolvidas da Europa que conheço não vejo aceleras e os sinais são sempre respeitados. Este deve ser o caminho que temos de seguir.
Posted by: atento | agosto 12, 2007 11:14 PM
A gestão de tráfego deixa muito a desejar nesta Cidade.
Semáforos ligados a toda a hora, dia e noite, é completamente idiota.
Na Avenida Fialho de Almeida, sempre houve aceleras, e continuam a haver, mesmo com os sinais a funcionar. O que ainda é mais perigoso, porque alguém que tenha verde numa transversal, avança á confiança e corre um grande perigo de sofrer um acidente.
Solução ? Não sei qual seria melhor. Lombas? Um radar automático? Não sei ….
Deixar sinais ligados sempre e a toda a hora, só faz as pessoas perderem a paciência e o respeito pela sinalização.
No Reino Unido há um par de anos, as autoridades decidiram retirar todos os sinais de limite 30 km/h, argumentando que os condutores não os respeitavam, o que fazia aumentar o nível de falta de respeito pela sinalização geral. Como tal, eram contraproducentes.
O mesmo se passa nesta Cidade.
Os semáforos da Av. Fialho de almeida.
Toda a sinalização da Praça da Republica
A “Rotunda in Rotunda” na rua D Afonso III junto á bomba da BP
O desvio do transito que subia antes a praça de táxis para dentro de um parque de estacionamento (sim, O Largo dos Duques)
Largo dos Duques, no qual, o sentido de circulação é contrário ao de uma rotunda, provocando muitos enganos para que entra pelo lado da Igreja de Santa Maria.
A Falta de uma passadeira, no topo da Av Fialho de Almeida junto á porta do Liceu, frente á Socarsul.
Sim eu sei, estão lá os semáforos com as passadeiras. Mas as pessoas continuam a atravessar neste ponto. Quando acontecer lá um acidente a culpa é de quem ? do peão ?
Ou de quem é responsável pela sinalização e deveria lá ter posto uma passadeira para obrigar os carros a terem atenção, reduzindo assim o perigo.
Porque as pessoas não vão deixar de atravessar neste ponto.
Quando morrer lá o filho de alguém, vão dizer aos pais que a culpa é do falecido filho, porque não quiseram gastar tinta a pintar uma passadeira?
A passadeira junto ao Pingo Doce no final da Almirante cândido do Reis, È um perigo constante.
Quem desce essa avenida tem de fazer uma coisa quase impossível, ver os carros que vêm da direita, com quase nenhuma visibilidade. E ver os peões que estão na passadeira da esquerda, sem levar com um carro que entretanto venha da direita.
Bastava colocar a passadeira do outro lado, junto á porta do Pingo Doce, e o perigo reduzia significativamente.
Depois de virar em direcção é Igreja do Carmo, se quisermos sair em direcção ao Largo do Carmo, temos duas passadeiras tão bem ou tão mal posicionadas, que muitas vezes ficamos no meio de um entroncamento, apenas porque os peões estão a atravessar, chegando ao ridículo de ficar entalados entre duas passadeiras, no meio de um entroncamento, a bloquear todo o tráfego, porque estão peões na segunda passadeira.
Enfim …. Mais, muito mais teria para dizer……
Termino com o seguinte comentário.
Até parece que a sinalização nesta cidade é da responsabilidade de uma menina de Capuchinho Vermelho (claro), com uma cestinha de sementes de sinais, que anda a pular e a saltar, espalhando as sementes ao vento.
Posted by: DarthLion | agosto 12, 2007 10:13 AM
De facto estes pseudo intelectuais são o máximo. Agora querem os semáforos desligados! Vocês é que estão a precisar de uma silly season!
Posted by: coerente | agosto 11, 2007 09:07 AM
Já tive a oportunidade de dizer que o funcionamento dos semáforos em Beja é absolutamente errático. Tal como muitas outras coisas nesta cidade. Pena é que a silly season ocupe grande parte do ano.
Posted by: RCataluna | agosto 10, 2007 06:41 PM
@Chico: exactamente, foi mesmo nessa altura. Acho que o rapaz que ia no carro nem deu pela ambulância.Dequem foi a culpa não sei, mas pdoeria ter sido grave.Dos outros acidentes não sabia.E sim, há por ai condutores que uiui.
Posted by: Inês | agosto 10, 2007 03:06 PM
Só mais uma coisa:
Há cerca de um ano alertei para o prolongado funcionamento intermitente dos semáforos na Rua Bento de Jesus Caraça. Intermitentes durante duas semanas, se não me engano, e um acidente pouco grave mas com três ou quatro carros envolvidos.
Não custa nada esperar que o sinal abra.
Aliás, o condutor médio português é tão mau, que os intermitentes deviam ser proibidos sempre...
Posted by: chico | agosto 10, 2007 02:35 PM
Inês:
A ambulância capotou no ano passado. Curiosamente, era Verão e os semáforos estavam intermitentes.
Outros acidentes graves aconteceram antes.
Lembro-me de dois grandes (um com capotamento e grande aparato, sinais intermitentes) e outro que, diga-se a verdade, foi causado por uma senhora que "queimou" um vermelho...
Foram os dois por volta de 2001.
Se um semáforo evitar um acidente, um só que seja, já se justifica que funcione.
Penso que é o caso na Av. Fialho de Almeida.
Posted by: chico | agosto 10, 2007 02:31 PM
Pois, há alturas do dia em que concordo que deveriam estar intermitentes.mas nesse cruzamento que o sr.chico fala é mesmo essencial estarem ligados, como os de cima (na rua da escola).Uma vez houve um choque entre um carro e uma ambulância que, para variar, vinha a abrir, e a ambulancia capotou.Não sei se era este caso que referia. Mas que se nota uma diferença substancial de trânsito..nota mesmo.
Bom fim-de-semana
Posted by: Inês | agosto 10, 2007 02:09 PM
Uma cidade sem pessoas é no mínimo exagero! Se fossem desligados os semáforos, mesmo que não acontecesse nada de gravidade, criticava-se por estar desligados. Assim critica-se porque estão ligados. Haja pachorra para estes pseudo-artigos de opiniões apressadas e ocas de reflexão.
Posted by: Anonymous | agosto 10, 2007 01:28 PM
Estão lá a funcionar e, quanto a mim, muito bem.
Embora haja pouco tráfego, por vezes circulam automóveis a velocidades loucas e o perigo é real.
No cruzamento entre a Av. Fialho de Almeida e a Rua de S. Tomé e Príncipe o funcionamento permanente dos semáforos é essencial.
Eu sei, porque circulo nessas artérias diariamente, várias vezes ao dia. Conheço os perigos e já soube de capotamentos naquele cruzamento.
Posted by: chico | agosto 10, 2007 11:44 AM
E noutras alturas estão desligados durante semanas....
Posted by: zig | agosto 10, 2007 10:44 AM